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Pede pra sair Sr. 06! (mkt de permissão para leigos) Imprimir

O que a famosa frase do Capitão Nascimento (Tropa de Elite) tem a ver com sua empresa? Muito!

O e-mail é uma forma muito barata de comunicação, e pode ser muito eficiente, desde que usado corretamente. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

SPAM = email não solicitado.
Mais de 90% dos e-mails que circulam na internet são SPAM.
O Brasil ficou em segundo lugar, entre os que mais enviaram spam no mundo.

Ninguém está livre desta praga. Todos os dias nossas caixas postasi são inundadas: "compre viagra, compre nosso descascador de alface, fique rico e bonito, compre isso e aquilo..."

O custo do envio de e-mails é muito baixo, o que torna fácil divulgar uma mensagem para milhares com alguns cliques, e é aqui que mora o perigo!

Muitas empresas (por desconhecimento ou má fé mesmo) ainda agem de forma incorreta e anti-ética, comprando banco de dados com milhares de e-mails e disparando seu spam para todos, seguindo as filosofias:

Atire para todos os lados e você vai acertar alguma coisa!”
Falem mal, mas falem de mim!”

O que é Marketing de Permissão ou Relacionamento?

Nesta modalidade, você deve pedir autorização ao destinatário antes de enviar seu e-mail e divulgar sua empresa/produto/serviço.
Confirmação positiva ou Opt-In é o nome dado ao processo onde você obtém esta permissão e, de maneira geral, funciona assim:

  1. O interessado em receber e-mails cadastra-se em seu site, informando o endereço de e-mail dele.
    No caso de você já possuir um cadastro com seus clientes por exemplo, você pode enviar-lhes um e-mail convidando-os a se inscreverem em sua lista;
  2. Ele recebe então uma mensagem, solicitando que confirme sua inscrição na lista;
  3. Somente após a confirmação é que ele passa a receber suas mensagens.

Quais são as Vantagens?

  1. Ajuda a diminuir a quantidade de SPAM circulando na internet;
  2. Garante que somente o proprietário do e-mail será capaz de cadastrar-se;
  3. Demonstra a seriedade e respeito pelo seu cliente;
  4. A empresa tem como defender-se de de acusações de que está praticando SPAM;
  5. Leva sua mensagem ao melhor público: aqueles que estão interessados no que você tem a dizer!

Resumindo:

No método pede pra sair (opt-out):

  • Eu mando e-mail para todo mundo e, quem não quiser receber... "Pede pra sair Sr. 6.501!"
    (se você conseguir!)
  • Não me importa se você tem interesse no que estou vendendo, se não tiver você apaga!
  • Vou te mandar uma mensagem todo dia pra você não se esquecer de mim!
  • Resultado: A imagem da sua empresa ficará associada aos e-mails inúteis e irritantes.

No marketing de permissão:

  • Envio somente para quem tem interesse em me ouvir.
  • O cadastro e descadastro na lista é feito pelo próprio cliente, de forma automática.
  • Tomo o cuidado de enviar somente mensagens relevantes e com a frequência adequada.
  • Resultado: A construção e manutenção de um relacionamento, baseado em respeito, credibilidade e interesse mútuo.

Certo. Até aqui tudo bem... Mas quais são as desvantagens?

Sim, nem tudo é perfeito! Ao usar este método sua lista vai diminuir de tamanho porque algumas pessoas poderão achar 'burocrático demais" ou poderão por algum motivo não vão completar o processo (clicar no link de confirmação) e ficarão sem receber sua mensagem.
Comparada as vantagens, isso é plenamente aceitável e muito melhor que ficar com fama de SPAMMER.

Além disso, uma lista menor não é necessariamente ruim: É melhor falar para uma platéia de 100 pessoas interessadas do que para 1000 cochilando!

Veja também: “Boas maneiras” nas ações de e-mail marketing elaborado pela ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto

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